Roteiro de Estudos de Arte para 6º ano - 27/04 a 29/05/2020



Professor: Camila Tella Guerra


Aluno:________________________________________________Nº______Série/Ano: 6º _______


 


Tema: Linguagem musical

Conteúdos/Habilidades: Música     (EF069AR16)            Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções de diferentes gêneros da música tradicional e da música folclórica local, paulista e brasileira em seus contextos de produção e circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.        (Contextos e Práticas)              

Música     (EF06AR21)              Explorar e analisar paisagem sonora, sons corporais e instrumentos musicais não convencionais e outros materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características dessas fontes e materiais sonoros.   (Materialidades                )

Música     (EF06AR22)              Explorar e identificar diferentes formas de registro musical (notação musical tradicional, partituras criativas e procedimentos da música contemporânea), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual. (Notação e Registro Musical)   

Música     (EF06AR23)              Explorar e criar improvisações e composições, utilizando vozes, sons corporais, instrumentos não convencionais e/ou outros materiais sonoros, expressando ideias musicais de maneira individual, coletiva e colaborativa.     (Processos de Criação)             

 

Descrição da Atividade:

Você pode fazer em seu caderno de desenho e enviar a foto para a professora pelo Messenger (Camila Tella Guerra) ou whatsapp (tem acesso ao contato da professora no grupo). Você deve se identificar, escreva nome, número e série antes de enviar as fotos.

 

Esta atividade é muito importante para compor a sua nota e o fechamento do 1º Bimestre 29/05.

Entregar para o professor até 21/05

 

 

1-       Vamos começar revisando as primeiras semanas de aula quando assistimos alguns vídeos de músicas que falavam do nosso folclore, duas sobre a lenda do Uirapuru, duas sobre o lobisomem, duas sobre a cuca e duas versões de uma música caipira “Chico Mineiro”

Vou deixar os links aqui se quiser relembrar:

Uirapuru - gênero lírico 

Uirapuru - gênero coral

  O vira - gênero infantil

 O vira - gênero teatro musical

 A cuca te pega - gênero videoclipe

 A cuca te pega - gênero rock

 Chico mineiro - gênero sertanejo

 Chico mineiro - gênero rap

 

 

Neste bimestre estamos trabalhando com a música tradicional e a música folclórica, e uma música tradicional do estado de São Paulo é a música caipira. Faça uma pesquisa sobre a música caipira, escreva a história de uma dupla, não deixe de colocar dados como número de músicas, quantos anos de carreira, músicas mais importantes, como começaram, seus nomes verdadeiros e artísticos, curiosidades.

 

2-       Faça uma pesquisa agora com seus familiares, sabemos que a música acompanha os vários aspectos da vida como aniversários, casamentos, propagandas, campanhas eleitorais, festas, brincadeiras, etc

Você deve fazer as seguintes perguntas:

A-      Na sua opinião para que serve a música?

B-       A música tem uma função específica?

C-       Relacione uma música com uma situação (ex: o parabéns no aniversário)

D-      Onde e quando você escuta música?

E-       Qual gênero musical você mais ouve? (se não se lembra o que é gênero musical, pesquise)

F-       Quais canções tradicionais e folclóricas você conhece? (vale uma pesquisa aqui também pra lembrar)

G-      Aqui no estado de São Paulo temos como música tradicional a música caipira. Você conhece alguém que canta neste gênero musical?

 

Aqui embaixo vou esquematizar como você vai organizar suas respostas da pesquisa, entreviste 2 pessoas ou mais:

 

NOME:

Pergunta A:

Pergunta B:

Pergunta C:

Pergunta D:

Pergunta E:

Pergunta F:

Pergunta G:

 

NOME:

Pergunta A:

Pergunta B:

Pergunta C:

Pergunta D:

Pergunta E:

Pergunta F:

Pergunta G:

 

3-       Leia sua pesquisa e escreva o que descobriu com ela.

 

4-       Nesta atividade vamos trabalhar com o conceito de paisagem sonora. Você vai sair no quintal da sua casa, ficar lá em silêncio por alguns minutos e anotar nesta tabela todos os sons percebidos:

 

Ficha de registro

 

SONS DA NATUREZA

Próximos

 

Distantes

 

SONS HUMANOS

Próximos

 

Distantes

 

SONS MECÂNICOS

Próximos

 

Distantes

 

 

5-       O que você percebeu sobre a sua vizinhança? É barulhenta? Silenciosa? Você ouve sons da natureza? Como foi essa experiência?

 

6-       Como os músicos registram os sons da música?

 

7-       Vamos explorar agora instrumentos que não são comuns, assista ao vídeo e responda se você consegue fazer ritmo com coisas diferentes também e o que você já usou para fazer.

Percussão siri - N'água

Nenhum comentário: