Roteiro de estudos ARTE 9º ano - 27/04 a 29/05

 

Professor: Camila Tella Guerra

Aluno:________________________________________________Nº______Série/Ano: 9ºA

 

Tema: Linguagem musical

Conteúdos/Habilidades: 9 - EF        Música     (EF09AR16)              Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções de diferentes gêneros da música popular brasileira e estrangeira em seus contextos de produção e circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética a partir do século XX.              Contextos e Práticas

9 - EF        Música     (EF09AR19)              Identificar e analisar diferentes estilos musicais em gêneros da música popular brasileira e estrangeira, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.       Contextos e Práticas

9 - EF        Música     (EF09AR20)              Explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de recursos tecnológicos (games e plataformas digitais), jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais.           Elementos da Linguagem         

9 - EF        Música     (EF09AR23)              Explorar e criar improvisações, composições, trilhas sonoras e arranjos, entre outros, utilizando vozes, sons corporais, instrumentos acústicos ou eletrônicos, convencionais ou não convencionais, outros materiais sonoros e/ou recursos da tecnologia digital, expressando ideias musicais de maneira individual, coletiva e colaborativa.              Processos de Criação

Descrição da Atividade:

Você pode fazer em seu caderno de desenho e enviar a foto para a professora pelo Messenger (Camila Tella Guerra) ou whatsapp (tem acesso ao contato da professora no grupo). Você deve se identificar, escreva nome, número e série antes de enviar as fotos.

 

Esta atividade é muito importante para compor a sua nota e o fechamento do 1º Bimestre 29/05.

Entregar para o professor até 21/05

 

ATIVIDADES 

1-       Música popular é aquela mais ouvida por todos, que toca no rádio, que mais toca no spotify e outras plataformas de música, você fará uma pesquisa das músicas populares mais tocadas no Brasil ano a ano, desde o ano do seu nascimento. Quero que ouça algumas e faça comentários. (tente colocar assim: “as mais tocadas no Brasil em 2005”)

 

2-       Encontrou as músicas? Agora escreva o gênero musical de cada uma.

 

3-       Vamos tocar, você tem 3 links disponíveis abaixo para tocar instrumentos virtuais, escreva abaixo como foi a experiência.

 

Seis instrumentos virtuais grátis para você tocar no seu browser – 

Brinque de Mestre de Bateria e Monte Seu Próprio Samba – 

             Brinque de mestre da bateria 

Jogo Musical: Identifique o timbre dos instrumentos da orquestra com o “ORCHESTRA GAME” – 

             Orchestra game 

 

4-       Especifique o que é cada ítem abaixo, e dê exemplo de uma música que você já ouviu.

A-      Improvisação (em música)

B-       Composição

C-       Trilha sonora

D-      Arranjo musical

 

5-       Qual é a música que você mais ouviu nesta última semana? Pesquise sobre a carreira do artista que canta esta música, do compositor e da música.


Nenhum comentário: